♥ Histórias e manifestações culturais de Cametá ♥

                                         Cametá-Pará

   Cametá é uma região do Pará, que fica localizado ao Norte, é uma região cheia de contos e encantos onde as pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo visitam e se apaixonam pelas maravilhas que existem por lá. Como por exemplo: a culinária, as frutas, as danças foicas, em fim, a cultura de modo em geral, e sem dizer que de lram várias pessoas importantes para aa cultura como por ex: escritores, compositores, cantores, médicos, e muitos outros como tamb de lá eram varias pessoas importanteseram à gem de varias ruas e anidbem conhecidas no Pará.
Cametá é uma cidade muito hospitaleira que cujo povo lhe recebe muito bem e o corteja como se fosse da própria família, e por isso a região Cametaense é uma das mais bem visitadas do Brasil porque quem vai uma vez sempre retorna por serem tão bem recebidos e por se sentirem bem. Eu por exemplo em 19—eu recebi um convite de varias pessoas para conhecer a cidade de Cametá no período do mês de julho, confesso que na época eu não me interessei muito pelo convite pois já que na época eu já tinha onde passar as férias.
Todos os anos no período de férias eu viajava muito para Bragança – Pará que é um dos tantos municípios do Pará era a terra natal do meu pai que infelizmente não está entre nós. Quando foi um outro ano me convidaram novamente para ir conhecer Cametá, para ser mais preciso a Vila do Carmo que é um vilarejo que fica entre a cidade de Cametá e Mocajuba. Na época, a Vila do Carmo era iluminada pelo um grupo gerador de energia, era um lugar que não usufruía da energia elétrica por 24 horas  mais mesmo assim não deixava de ser  um lugar divertido para se passear.
Então resolvi a aceitar o convite para conhecer a tal cidade, um garoto novo que era na época dos meus 17 anos de idade fui pela primeira vez conhecer Vila do Carmo e desde então a minha primeira experiência na região Cametaense não podia deixar de ser maravilhosa onde conheci vários amigos que me trouxeram muitas felicidades, depois de algum tempo casei-me com uma Cametaense nascida em Vila do Carmo, mais infelizmente esse matrimonio não durou muito, ficamos unidos por apenas 10 anos, de onde vieram dois filhos lindos e maravilhosos que são Bruno Henrique e o Bruniel Lisboa, eles são a paixão da minha vida.
A minha primeira experiência Cametaense foi muito boa, para vocês terem uma idéia desde primeira vez que pisei em solo Cametaense desde então eu nunca mais fui a Bragança terra natal de meu pai. Vocês podem estar pensando que filho é esse que abandona a terra natal do seu próprio pai pelo um outro lugar, quero deixar bem claro que não desprezei Bragança que é uma cidade muito bonita também onde tem belas praias. É que quando estou em Cametá me sinto tão bem tanto quanto na minha cidade que é Belém do Pará, isso é só pra vocês terem uma idéia de quanto Cametá é linda e hospitaleira.
Depois de alguns anos vieram os progressos da Vila do Carmo como o trapiche que antes era feito de madeira, o governo fez de concreto e em seguida veio a energia elétrica que  hoje já funsiona por 24 horas por dia  e outros benefícios que a Vila recebeu.
No período de férias no dia 06 de julho é o Círio de nossa senhora do Carmo em Vila do Carmo - Cametá que é a padroeira dos Cametaenses e, nesse período é quando os conterrâneos se reencontram para matar as saudades e se lembrarem da sua infância.
Bom pessoal,além do que já citei tem outras diversões como, por exemplo, os belos rios e igarapés que a natureza nos proporcionou pra usufruirmos o que ela nos oferece de melhor a Vila do Carmo fica na beira do rio Tocantins que cujo cenário é maravilhoso eles podem ter o privilegio de ver o nascer do sol e do por do sol é a coisa mais linda do mundo.
Neste blog tem algumas fotografias que eu bati em uns dos passeios que fiz para Cametá, nelas vocês podem observar as belezas naturais de Cametá e também da Vila do Carmo, essas fotos são algumas de muitas outras que virão.
A Vila do Carmo tem alguns pontos turísticos que as pessoas gostam de ir como por ex:

- Um igarapé de água muito gelada onde as pessoas gostam de tirarem as suas ressacas, e esta água é uma água de boa qualidade espécie cristalina, não só boa para o banho como também para o consumo.

- A prainha do amor é como os nativos o chamam, é uma pequena praia de água doce, esta prainha é muito freqüentada aos finais de semana e principalmente pelo período de férias.

- Um outro lugar mais reservado quando a pessoa quer tranqüilidade é a beira desse mesmo rio onde as pessoas freqüentam muito, os nativos o chamam de pantanal.

- E também tem os inúmeros trapiches na beirada do rio Tocantins onde as pessoas apreciam muito pra tomar sol para pegar aquele bronzeadinho, e é um grande refúgio quando a pessoa quer ficar só para não ser incomodado por ninguém.

- E o mais recente é a praia do Roque, onde o proprietário tem uma pequena casa na beira do rio que zelou a sua propriedade transformando em uma pequena praia que aos finais de semana virou tradição em diversão para os nativos e visitantes, essa pequena praia é freqüentada por muitas pessoas de diferentes lugares vizinhas, onde o proprietário ( Roque ) lhe recebe com muita recepção, a praia do Roque fica localizada na Vila do São Benedito aos 10 minutos da Vila do Carmo.

Então gente a Vila do Carmo é isso que citei acima e muito mais, é só você indo para comprovar as maravilhas que existem por lá, e não é a toa que me apaixonei pelo o Vilarejo já vai fazer 20 anos que eu freqüento a região Cametaense pra ser mais preciso a minha maravilhosa Vila do Carmo, eu também já freqüentei outros lugares vizinhos como por ex: Cametá, Mocajuba, areião, Jurubatuba, juba, Ajará – Panema, Aripijó, e indo um pouco mais longe já fui até em Tucurui e muitos outros lugares vizinhos a cada um passeio em algum lugar desses que citei é uma experiência diferente.
É muito bom você chegar a qualquer lugar do mundo e você se sentir bem principalmente quando se é recebido com carinho, educação e hospitalidade e isso o Cametaense tem tudo isso de sobra e por isso eu lhos digo novamente não é a toa que as pessoas de todo Brasil e do mundo visitam essa região, não é só pela a beleza que a região oferece e sim pelo o tratamento que as pessoas lhe proporcionam.
 
 
 
Manifestação cultural
 
O Pará é um estado riquissimo em cultura, há uma variedade enorme de manifestações culturais representadas em religiosidade, crenças populares, lendas e mitos e etc. Em Cametá há algumas manifestações que se distinguem e se destacam de outras regiões, podemos citar o Samba de cacete, o Bangoê e outros.
 
Image and video hosting by TinyPic
Related Posts with Thumbnails
Image and video hosting by TinyPic